Prazo para Alistamento Militar encerra no dia 30 de junho

Por Lissa Izabelly Assecom AIA

Prazo para Alistamento Militar encerra no dia 30 de junho

O período para alistamento militar obrigatório para brasileiros do sexo masculino que tem 18 anos completos encerra no dia 30 de junho de 2023. Para o processo, são necessários a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Pessoas com deficiência é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).

De acordo com a Junta Militar do município, o cidadão que não cumprir o prazo estará em débito com o Serviço Militar. “A não alistamento traz dificuldades no ingresso no serviço público e privada, na realização de concursos, emissão de passaportes, fica impedido de receber benefícios do governo entre outros”, explica Carlos Alberto Fraga, responsável pelo atendimento da Junta de Alto Araguaia.

A orientação aos jovens nascidos em 2005 é que realizem o alistamento Militar gratuitamente pela internet no site www.alistamento.eb.mil.br. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo do Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.

Caso o jovem não tenha acesso à internet, a Junta de Serviço Militar do município irá auxiliar no processo. O órgão atende em anexo a Prefeitura Municipal. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h (horário de Brasília).